Empresa pretende conectar cérebro e computadores

Darrell Etherington / Twitter

O empreendedor e fundador de grandes empresas como Tesla, Paypal e SpaceX, Elon Musk, acaba de lançar mais uma inovação no mercado mas dessa vez, com uma pegada “Black Mirror”.

Em resumo, ele pretende realizar implantes neurais que possibilitarão o uso da inteligência artificial para criar uma via de comunicação direta entre o cérebro e os dispositivos eletrônicos. Isso ocorreria sem que o usuário precisasse de uma interface física, ou seja, com o pensamento, ele controlaria os aparelhos e suas funções, por meio do produto nomeado como “laços neurais”.

O Neuralink, foca no desenvolvimento das capacidades do cérebro através de aumento tecnológico. Musk vem trabalhando na interface que aborda a tecnologia cérebro-computador, com o intuito de ajudar a garantir que os seres humanos possam manter o ritmo com o desenvolvimento acelerado da inteligência artificial.

Durante a Vox Media’s Code Conference, ano passado, Musk trouxe a perspectiva de um “laço neural” que seria cirurgicamente ligado ao cérebro humano e permitiria que um usuário interagisse com um computador sem precisar de uma interface física, como o teclado, por exemplo. No início, o projeto não vai ser focado em atualizar a inteligência humana, mas explorar como poderia aliviar sintomas de condições médicas crônicas como epilepsia grave ou algum quadro depressivo, explica o jornal americano Wall Street Journal. “Com o tempo, eu penso que veremos uma fusão mais próxima entre inteligência biológica e inteligência digital. É mais uma questão de largura de banda, da velocidade de conexão entre seu cérebro e a versão digital de você mesmo”, explica o fundador.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: