Empresa lança primeiro smartwatch em braille do mundo

Primeiro smartwatch em Braille, da sul-coreana Dot - Facebook/Divulgação

O smartwatch ainda é um gadget cuja real utilidade muitos questionam – mas este modelo tem funcionalidade incontestável. Desenvolvido pela empresa sul-coreana Dot, este é o primeiro relógio inteligente em Braille do mundo. A notícia foi divulgada no site Hypeness.

O intuito do aparelho é auxiliar portadores de deficiência visual a utilizar as funcionalidades de seus smartphones sem precisarem recorrer a aplicativos que transformam as informações em áudio – fazendo com que a pessoa precise usar fones e se isole do som ambiente, bastante prejudicial para pessoas que não enxergam; ou acabem compartilhando suas informações com todos ao redor – tirando sua privacidade.

Smartwatch Dot sendo apresentado a um usuário - YouTube/Divulgação

Para isso, o relógio se integra ao telefone via bluetooth e transforma as notificações dos aplicativos em mensagens em braille, através de quatro células que se alteram de acordo com a informação recebida. O dispositivo conta ainda com botões laterais, que podem ser utilizados pelo usuário para enviar mensagens.

A Dot está no momento entregando as 140 mil unidades que foram adquiridas em pré-venda, mas ainda aceita encomendas. Outras mil unidades serão disponibilizadas em lojas da Inglaterra. Esperamos que o aparelho se popularize e possa facilitar a vida do maior número possível de pessoas ao redor do mundo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: