Empresa anuncia drone capaz de transportar passageiros

Nos últimos anos nos acostumamos a conviver com os drones. E se depender da empresa chinesa EHang, em breve, poderemos até nos transportar neles. A empresa revelou um drone gigante capaz de transportar pessoas. Até o momento, a capacidade é reduzida a apenas um passageiro. O modelo chamado EHang 184 é totalmente elétrico e possui quatro “braços” e oito hélices ao todo.

Créditos: Ehang/divulgação

O co-fundador da empresa não poupou no exagero para divulgar o produto. “Sabe como é se sentar em uma Ferrari? Isso é dez vezes melhor”, disse George Yan, em entrevista ao site britânico Dailymail.com. Uma das qualidades do 184, apontada pela empresa, é o fato de ser um meio de transporte autônomo. Tudo que o passageiro precisaria fazer para  utilizá-lo como transporte seria inserir o destino, por meio de um aplicativo também desenvolvido pela empresa. “Estamos fazendo o sonho virar realidade”, afirmou Yan.

Créditos: Ehang/Divulgação

Ainda de acordo com a Ehang, não há risco de haver uma colisão entre dois ou mais drones, já que cada equipamento registra uma rota que não pode ser replicada enquanto estiver no ar. Além disso, é impossível que o passageiro assuma o comando da aeronave. O risco de pane no drone também é descartado pela empresa, pois o 184 possui um serviço de “backup” que entra em ação caso o sistema original falhe. Ainda assim, em uma emergência, é possível “travar” o voo e fazer com que o drone apenas paire no ar.

O veículo é projetado, inicialmente, para percorrer curtas e médias distâncias, de até 16 quilômetros, tudo isso a uma velocidade de 96 km/h. No que se refere ao pouso e decolagem, o Ehang 184 funciona como um helicóptero, voando verticalmente até ganhar altura. Ele é apontado como um equipamento perfeito para servir como táxi aéreo.

Créditos: Ehang/Divulgação

O drone está em desenvolvimento há dois anos e meio e sua versão comercial deve ser lançada ainda em 2016, dependendo dos resultados dos testes de segurança e a regulamentação futura de transporte de passageiro por meio de drones.

Créditos: Ehang/Divulgação