Droga para Alzheimer regenera dentes apodrecidos

WoodyPino/Reprodução

Cientistas descobriram que uma droga usada no tratamento da doença de Alzheimer possui potencial para resolver problemas dentários. Segundo uma pesquisa liderada pelo professor Paul Sharpe, do King’s College London, a droga Tideglusib é capaz de promover uma regeneração dentária em cavidades, eliminando a necessidade de preenchimento.

Os testes realizados em ratos mostraram que a substância tem o poder de estimular células-embrionárias encontradas na polpa dos dentes. Essas células, que possuem o poder de se transformar em outros tipos celulares, acabam virando odontoblastos. Esse mecanismo realiza uma reconstituição da dentina. Assim, os dentes são reconstituídos de forma natural e menos sujeitos a infecções.

”Nós conseguimos muito mais células de forma muito mais rápida e muito mais ativa”, declarou Sharpe para o jornal britânico The Guardian. A maior prioridade é que o tratamento consiga preservar o tecido vivo dos dentes. Espera-se que esse método seja mais barato e acessível, para começar a ser usado em clínicas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: