Dormir com animal de estimação pode melhorar o sono

Pixabay / Reprodução

Desde sempre há uma discussão sobre a ideia de deixar um animal de estimação dormir na cama junto com os donos. Há quem goste e há quem não goste. Porém, um estudo realizado pela Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área médico-hospitalar, no Arizona, Estados Unidos, diz que a presença dos animais melhora o sono.

“Descobrimos que muitas pessoas acham conforto e uma sensação de segurança ao dormir com seu animal de estimação. Hoje, muitos proprietários de animais de estimação estão longe dos bichos durante a maior parte do dia, então, eles querem maximizar seu tempo com eles quando estão em casa. Deixá-los no quarto à noite é uma maneira fácil de fazer isso”, explica o autor do estudo, Dr. Lois Krahn, ao jornal britânico Daily Mail.

A pesquisa foi feita através da análise de 40 pessoas adultas sem distúrbios do sono e seus animais. Ao longo de cinco meses, os participantes do estudo e seus pets usavam rastreadores de atividades para monitorar seus hábitos de sono durante sete noites. Os resultados foram melhores com as pessoas que dormiram com os animais mais próximos – no mesmo cômodo e até na mesma cama – pois os animais deixam as pessoas mais relaxadas, resultando nas pessoas fecharem os olhos e relaxarem mais rapidamente, independentemente da raça dos animais.

“A maioria das pessoas assume que ter um animal de estimação no quarto é um tipo de perturbação. Descobrimos que muitas pessoas realmente sentem conforto e uma sensação de segurança de dormir com seus animais de estimação. A relação entre as pessoas e seus animais mudou ao longo do tempo, por isso, é provável que muitas pessoas durmam com seus animais de estimação no quarto”, comentou Krahn.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: