Dia do orgasmo: o que é verdade e o que é lenda?

Netflix/Divulgação

O Dia Mundial do Orgasmo é comemorado em 31 de julho e surgiu na Inglaterra em 1999. A comemoração era uma data informal entre donos de sex shops e se espalhou pelo mundo para promover um debate sobre a dificuldade que as algumas pessoas tinham de chegar ao ápice sexual. Com estímulos das áreas erógenas, as mais suscetíveis ao prazer sexual, homens e mulheres atingem o orgasmo, que dura segundos. Porém, ainda há alguns mitos e tabus que podem levar os hábitos sexuais das pessoas a trazerem consequências negativas.

De acordo com o urologista Dimas Antunes, um dos maiores mitos envolvendo o orgasmo é em relação à ejaculação. O orgasmo é a sensação de prazer e a ejaculação é a expulsão de sêmen, mas uma coisa pode acontecer sem a outra. A ejaculação sem a sensação de prazer ou vice-versa podem estar relacionadas a disfunções sexuais, como a ejaculação retrógrada, quando não há ejaculação, mas há a sensação do orgasmo.

Outro tópico que envolve lendas é a masturbação. “Alguns pacientes se estimulam de forma que, na hora de ter uma relação real, eles não conseguem se excitar tanto quanto quando estão sozinhos, o que pode levar a um transtorno”. Assim como a pornografia, a masturbação constate gera uma expectativa fora da realidade do que é a relação sexual entre um casal, pois há uma deturpação do que é uma relação saudável e a percepção da relação não condiz com o que realmente acontece em vídeos ou filmes eróticos.

A saúde da pessoa pode ser afetada diretamente pela quantidade de vezes que ela tem relações sexuais. Um estímulo excessivo e constante pode acionar um transtorno de ansiedade na hora da relação real, o que prejudica a ejaculação. “Tem que haver um equilíbrio psicológico, orgânico e imunológico na saúde para que a relação seja bem sucedida. Uma busca excessiva pelo prazer sexual pode causar tantas disfunções quanto a ausência dela, que também pode ser um sinal de depressão, transtorno obsessivo compulsivo ou de ansiedade”, explicou. De acordo com Antunes, a média geral de encontros sexuais saudáveis seria de duas a três vezes por semana.

Um estudo feito pela Universidade de Harvard demonstrou que homens que têm orgasmos com determinada frequência eliminam toxinas acumuladas na próstata que podem acabar causando câncer. A pesquisa realizada com 30 mil homens de idade, entre 20 e 40 anos, ao longo de 18 anos mostrou que aqueles que ejacularam 21 vezes por mês tiveram uma incidência menor da doença. “É um dado interessante, pois indica como ter relações sexuais está ligada a saúde da pessoa”.

Para esclarecer outras dúvidas comuns sobre o assunto, o andrologista Filipe Tenório, da Clínica Andros Recife, falou sobre alguns dos fatores que influenciam as relações sexuais e o orgasmo.

Como identificar o orgasmo? Quais as sensações?

FT: Podemos descrever o orgasmo como um pico de excitação, de prazer, que dura alguns segundos seguidos de um período de relaxamento, com diminuição da sensação de prazer.

 

Quantos orgasmos uma pessoa pode ter durante a relação?

FT: Os homens normalmente têm apenas um orgasmo por relação, já que depois da ejaculação há um período em que o pênis fica flácido, chamado de período refratário, durante o qual não se consegue atingir o orgasmo. Este período tem duração variável. Porém, alguns homens conseguem ter orgasmos múltiplos sem perder a ereção e, às vezes, sem ejaculação. Já as mulheres conseguem ter orgasmos múltiplos com mais facilidade e possuem um período refratário mais curto. Algumas técnicas de sexo tântrico podem ajudar na obtenção de orgasmos múltiplos.

Todas as pessoas conseguem chegar ao orgasmo?

FT: Embora a maioria consiga atingir o orgasmo, algumas poucas não o conseguem. Esta disfunção é chamada de anorgasmia e pode estar relacionada a problemas psicológicos, a algumas medicações ou distúrbios dos neurotransmissores cerebrais.

 

O tamanho do pênis influencia na sensação do orgasmo?

FT: Não. O tamanho do pênis não exerce nenhuma influência no orgasmo. Tanto no homem, quanto na mulher. Em ambos, o mais importante é que as zona erógenas sejam bem estimuladas durante as relações.

 

A idade influencia no orgasmo?

FT: Influencia. Pessoas mais velhas tendem a ter uma maior dificuldade de atingir o orgasmo, seja por dificuldade de manter a ereção ou por diminuição dos níveis de testosterona, no caso dos homens, e dificuldade na lubrificação vaginal, o que pode causar dor durante a relação, no caso das mulheres. Vale lembrar que todos esses problemas são facilmente tratáveis atualmente.

Quanto tempo dura o orgasmo?

FT: Nos homens, ele dura em média 10 segundos e nas mulheres, 20 segundos.

 

Quais fatores físicos podem atrapalhar o orgasmo?

FT: Ejaculação precoce é uma disfunção que afeta o orgasmo em ambos os sexos. O homem com ejaculação precoce tende a ter um orgasmo de intensidade diminuída, já que a duração da estimulação sexual está intimamente relacionada à intensidade do orgasmo. Já a mulher cujo parceiro sofre de ejaculação precoce dificilmente irá conseguir o atingir o orgasmo durante a penetração.

%

das mulheres brasileiras têm problemas relacionados à falta de orgasmos

é o recorde mundial de orgasmos

é a descarga elétrica que um orgasmo pode gerar

Bombeamento de sangue necessário para órgão sexual do homem

Bombeamento de sangue necessário para órgão sexual da mulher

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: