Louvre investiga desenho que seria rascunho de 150 anos da Mona Lisa

Antonio Beduzzi / Wikimedia Commons

Um desenho feito a carvão com cerca de 150 anos pode ser um rascunho da mais famosa obra de Leonardo Da Vinci: Mona Lisa. A peça, que é analisada pelo Museu do Louvre, mostra o desenho de uma mulher nua, conhecido também como Monna Vanna, que é atribuído ao estúdio de do artista.

Segundo a equipe de especialistas que analisa a peça, o rascunho é, pelo menos em parte, de autoria do artista renascentista. Um dos indícios que mostra que a obra pode não ser completamente dele é o tracejado no topo do desenho, que foi feito por uma pessoa destra, enquanto da Vinci desenhava com a mão esquerda. A peça, que pertence desde 1862 à coleção de arte do Museu Condé, no Palácio de Chantilly, em Paris, é um retrato de Lisa Gherardini, encomendado pelo marido Francesco del Giocondo.

“O desenho tem uma qualidade na forma como o rosto e as mãos são apresentados que é de fato notável. É uma obra do início do século 16. Não é uma cópia inferior. Estamos olhando para algo que foi trabalhado em paralelo à Mona Lisa no fim da vida de da Vinci. É quase certo que se trata de um trabalho preparatório para uma pintura a óleo”, comentou Bruno Mottin, especialista em conservação do Louvre, à BBC. O Louvre continuará com a análise minuciosa para concluir a investigação a respeito da autoria do rascunho. Porém, segundo Mottin, o desenho é particularmente frágil de analisar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: