Enxaqueca pós-vinho ou chocolate é, enfim, explicada

Flickr / Reprodução

Para pessoas que sofrem de dores de cabeça frequentes, saborear um pedaço de chocolate ou tomar um gole de vinho podem ser fatores agravantes para a enxaqueca. Foram encontradas evidências que explicam porque esses alimentos causam crises de dor. As conclusão foram publicadas em um estudo, por um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA).

A relação entre as crises de enxaqueca e chocolate ou vinho se dá porque esses alimentos são ricos em nitratos e a digestão dessa substância leva à produção do óxido nítrico, um derivado que ajuda na dilatação de vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Porém, o aumento desse fluxo do sangue aumenta o risco do aparecimento de enxaqueca.

Os pesquisadores analisaram uma população de bactérias que vive no corpo humano e auxilia em processos como a digestão, observando como esses microrganismos reagem com o nitrato que ingerimos. Após uma série de análise, foi descoberto que os pacientes com enxaqueca tem uma presença bem maior de bactérias processadoras de nitrato, tanto na boca quanto no intestino. Assim, o nitrato que essas pessoas ingerem seria processado de um jeito diferente, levando a uma produção maior de derivados como o óxido nítrico. Os cientistas pretendem continuar com as pesquisas sobre a relação do nitrato, nitrito, redutores de óxido nitríco e enxaquecas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: