Descoberto novo planeta-anão 2x mais distante que Netuno

OSOS / Divulgação

Uma equipe de cientistas canadenses descobriu um novo planeta-anão no sistema solar durante observações com o telescópio localizado em Mauna Kea, no Havaí (EUA). Com apenas 700 km de diâmetro e batizado de RR245, ele foi encontrado após Netuno, último planeta do Sistema Solar, e tem cerca de 5% do tamanho da Terra. Em termos de localização, o mais próximo que ele se encontra é a 5 bilhões de quilômetros do sol, podendo distanciar-se até 17 bilhões de km da estrela, ao redor da qual leva 700 anos para completar a órbita – que chega a ser duas vezes maior que a distância de Netuno.

RR245 se junta a outros cinco planetas-anões descobertos até hoje. Os astros são classificados dessa forma pelo seu tamanho reduzido e por habitar locais gelados e distantes do sol. “Quase todos esses planetas gelados são pequenos e fracos, então é muito empolgante encontrar um grande e brilhoso o suficiente para ser estudado em detalhes”, afirmou o Michele Bannister, uma das responsáveis pela pesquisa, em entrevista ao portal Daily Mail.

Km de distância do Sol

KM de diâmetro

Anos para orbitar o Sol

A partir desta descoberta, os cientistas esperam saber mais sobre como os grandes planetas foram formados, já que o surgimento dos anões são decorrentes do deslocamento dos grandes planetas do sistema solar. O mais conhecido é Plutão, que perdeu o seu título de planeta “oficial” em 2006, pouco antes da descoberta de outro planeta-anão, o Eris.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: