Descoberto melhor remédio para mau hálito causado pelo alho

Apesar dos benefícios, como ajudar a reduzir o risco de câncer e diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, o alho deixa o hálito com um aroma bastante desagradável. Diante disso, duas pesquisadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, decidiram investigar a melhor forma de acabar com o problema.

“O alho tem um cheiro imperceptível antes de ser triturado, mas quando cortado ou esmagado libera um odor característico do enxofre”, explicaram Rita Mirondo e Sheryl Barringer na apresentação da pesquisa. O artigo veiculado na publicação científica Journal of Food Science reforça que o consumo do ingrediente pode deixar o hálito indesejável por quase 24 horas.

Mirondo e Barringer começaram a pesquisa comparando algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis – derivados do enxofre – associados ao hálito do alho. Para combatê-los, as pesquisadoras testaram chá verde, folhas de hortelã, maçãs e alfaces, consumidas em diferentes formas. No primeiro experimento, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Depois, ingeriram algum dos “remédios naturais” mencionados anteriormente. As pesquisadoras então mediram a concentração dos voláteis.

A conclusão do experimento é que, para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada é melhor que mastigar hortelã. A pesquisa ainda mostrou que a maçã crua, a alface também crua e as folhas de hortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho. “As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas à maçã e ao alface”, conclui o estudo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: