Descoberto dinossauro semelhante a ave gigante de 60 kg

Museu Real de Ontário/Divulgação

Um dinossauro que parece com um pássaro foi descoberto em Alberta, no Canadá. A criatura, chamada “Caçadora Currie de Alberta”, costumava caçar no Red Deer River Valley, há cerca de 71 milhões de anos. Ela era bípede, coberta de penas, um pouco menor que dois metros e pesava cerca de 60 kg. Acredita-se que ela comia tanto plantas quanto carne.

Inicialmente, os paleontólogos acreditavam que os restos fossilizados eram do Troodonte, parente da Currie de Alberta. No entanto, após uma análise de ossos, eles concluíram que se tratava de uma espécie diferente por causa do crânio menor e mais robusto. “Os ossos delicados de pequeno dinossauro com penas são muito raros. Tivemos sorte de encontrar um pedaço crítico do crânio que nos permitiu distinguir que a Currie é uma nova espécie”, explicou o doutor David Evans, do museu real de Ontário ao portal de notícias britânico Independent. A equipe espera conseguir encontrar mais do esqueleto desse animal para aprender mais sobre a espécie.

A impressão de um artista de como o animal seria lembra bastante uma ave contemporânea, mas muito maior e com asas mais curtas e inefetivas. A espécie também tinha dentes cerrados como de um velociraptor, espécie que ficou famosa pelos filmes de Jurassic Park. Os ossos foram encontrado em 1980, mas só agora foram identificados como uma espécie diferente das conhecidas. Os pesquisadores declararam que essa descoberta reafirma a importância de examinar novamente as coleções dos museus.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: