Desativação de bomba da 2ª Guerra Mundial esvazia cidade alemã

Augusburg.de/ Facebook

O dia de Natal foi de tensão para 54 mil moradores da cidade de Augsburg, na Alemanha. Todos eles precisaram esvaziar o município após uma bomba de 1,8 tonelada ser encontrada durante escavações para uma construção. Esta foi a maior operação de evacuação de uma cidade em mais de 70 anos. O artefato era da época da segunda guerra mundial e, segundo especialistas, foi jogado durante um ataque britânico na área. Por ter sido um campo de produção de armas nazistas na década de 1940, os ataques em Augsburg eram comuns e algumas bombas nunca detonadas foram encontradas nos anos posteriores, mas nenhuma deste tamanho.

A data foi escolhida para permitir que os moradores da cidade pudessem celebrar a véspera de natal normalmente e também para otimizar a evacuação de hospitais e asilos. O raio atingido em uma detonação acidental do objeto seria de 1,5 km. Segundo o jornal alemão Spiegel, 4 mil homens, entre especialistas e bombeiros, trabalharam nas operações, dividindo-se entre o desarmamento e a evacuação da cidade. Quatro horas foram necessárias para o trabalho ser realizado, mas a evacuação durou o dobro do tempo. A declaração do desarmamento da bomba foi feita pelo prefeito da cidade, Kurt Gribl, no Twitter. “A bomba está desarmada. Estes bravos homens foram os verdadeiros heróis deste dia histórico. Muito obrigada, do fundo do meu coração”, comentou.

Apesar de surpreendente, esta não é a primeira vez que artefatos da segunda guerra assustam moradores de cidades europeias. Em 2015, outra evacuação foi realizada em Londres, após uma bomba de 250 kg ser encontrada. Em janeiro de 2014, uma pessoa morreu na cidade de Euskirchen, também na Alemanha, quando uma escavadeira atingiu outro artefato “esquecido” no local, sete décadas depois.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: