CuriosaMente conquista Prêmio Urbana de Jornalismo

O CuriosaMente, projeto da editoria de dados do Diario de Pernambuco, foi vencedor na categoria estudante do Prêmio Urbana de Jornalismo, concurso realizado em parceria entre a Urbana – PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). A reportagem vencedora foi “Os Dois Lados da Faixa”, de autoria de Daniele Alves e João Vitor Pascoal veiculada pelo jornal Aqui PE.

Todas as três reportagens finalistas entre as produções de estudantes da premiação foram produzidas pelo CuriosaMente. A repórter Lorena Barros foi a autora das duas outras concorrentes, ambas focadas nos ciclistas da Região Metropolitana do Recife: “Ciclista Eu? Todos os Grupos de Bike do Grande Recife para começar Já” e sua versão impressa, veiculada no Diario de Pernambuco, “O Recife das Bicicletas”.

Pedestre é protagonista em vias do Centro e de Casa Forte. Fotos: Nando Chiappetta/DP

A reportagem os “Dois Lados da Faixa” é a junção de dois trabalhos realizados pela editoria. A reportagem sobre a Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, em Casa Forte, pode ser acessada aqui. Nesta rua, as pessoas se acostumaram com o respeito dos motoristas aos pedestres. Sem nenhum tipo de sinalização ou guarda de trânsito, os veículos param na faixa para que as pessoas atravessem a via, algo pouco usual no Recife. No caso do cruzamento das ruas Doutor José Mariano e Imperatriz Tereza Cristina, na Boa Vista (a reportagem pode ser acessada aqui) o que chama a atenção é lógica distinta da predominante no trânsito da capital pernambucana. Os pedestres tomam o seu lugar na faixa, muitas vezes, se arriscando entre os veículos, enfrentando o sinal aberto.

A vitória de Daniele e João Vitor é fruto da dedicação e comprometimento sempre presentes no CuriosaMente. Esperamos dar continuidade ao nosso trabalho para que o reconhecimento conquistado em premiações siga acompanhado do reconhecimento dos nossos leitores.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: