Crianças “autuam” motoristas infratores em Brasília

Reprodução/Facebook

Incentivados pelos pais, Uirá Lourenço e Ronieli Barbosa, os irmãos Cauã, de 8 anos, e Iuri Lourenço, de 7, estão “autuando” os motoristas que cometem irregularidades nas ruas de Brasília. A dupla faz “rondas” pela cidade e, quando vê alguma irregularidade, a exemplo de um carro estacionado em lugar indevido, escreve, à mão, bilhetes para os infratores. O objetivo da família é conscientizar os motoristas dos desdobramentos de suas infrações na vida de pedestres e pessoas com deficiência.

Aos recados escritos em folha de caderno, a família deu o nome de “multa cidadã”. “Quando o Estado se omite na fiscalização, as infrações e o desrespeito ocorrem diariamente. Aos cidadãos inconformados resta achar alternativas para conter os abusos”, escreveu o pai dos garotos em sua página no Facebook, onde também postou algumas fotografias dos bilhetes escritos pelos filhos. “Não é legal ficar aí. Você não está vendo que está em uma rampa? Seja cidadão, cuide de um cego”, diz um deles, que conta com a assinatura “agente mirim de trânsito”.

Ao Correio Braziliense, Uirá revelou o hábito de andar a pé com os iflhos pelas ruas da cidade. “Os meninos já têm orgulho de exercer o papel de cidadão. Em frente a escola deles, por exemplo, eles veem as irregularidades e falam para os colegas e para mim”, comentou. Cauã e Iuri chegaram a enviar um e-mail para a ouvidoria do Detran local, no qual elencaram algumas das irregularidades encontradas e reivindicaram melhorias.