Criação recifense, árvore de Natal de coxinhas ganha destaque nacional

Socorro Doces & Salgados/Cortesia

Se o cardápio das festas de final de ano empolga muita gente, com a novidade recifense que repaginou o modelo tradicional da árvore de natal acrescentando um dos elementos gastronômicos mais queridinhos do Brasil, tem gente que vai torcer pro dia 25 chegar logo. Uma rede de doces e salgados está vendendo nada menos que uma árvore de natal de um metro de altura, feita com mini coxinhas de frango. São quase 900 peças distribuídas nos seis andares da peça, somando um total de 17 kg do quitute, o que dá pra saciar a vontade de aproximadamente 100 pessoas. A criatividade fez com que a loja fosse destaque nacional, aparecendo em diversos jornais como um incentivo a mais para as comemorações natalinas.

A ideia de criar uma árvore de Natal comestível surgiu durante uma reunião de planejamento para as vendas natalinas e se tornou realidade. “Em outubro, nós estávamos nos programando para as ações do mês de dezembro, momento em que as vendas aumentam bastante. A equipe estava conversando sobre as ideias de decoração com temas natalinos, quando de repente alguém disse: “’Por que a gente não faz uma árvore de natal de coxinha?’ Todos rimos na hora, mas depois pensamos que seria uma boa ideia”, conta Mariana Estevam, gerente da loja.

Mariana conta ainda que a loja expõe a iguaria de natal no rol da unidade da Estância, localizada na Zona Oeste do Recife e que a árvore tem feito sucesso com os adultos e com as crianças, já que é possível degustar de graça as coxinhas. Quem quiser conferir de perto, tirar uma selfie com a árvore e saborear a novidade, vai ter a chance durante todos os sábados que antecedem o Natal. A árvore fica exposta e os clientes não comem os salgados diretamente dela. Em vez disso, a loja serve unidades quentinhas, feitas no momento, pois conta com uma máquina que tem capacidade para fabricar cerca de 5 mil salgados por hora.

Para levar a novidade para casa nesse natal é preciso desembolsar nada menos que R$690,00, mas a gerente da Socorro Doces e Salgados, loja responsável pela criação, afirma que as encomendas já estão a todo vapor. A pedido dos clientes, a loja já está pensando em comercializar uma versão menor da árvore, com cerca de 30 cm. A fase de testes para a miniatura começa a ser feita neste dia 17 de novembro e, se tudo der certo, na próxima segunda, os clientes já poderão encomendar as unidades menores. “Cada coxinha tem 3 cm e pesa mais ou menos 20g. Estamos utilizando diversas estruturas para ver qual dos moldes comporta melhor as coxinhas, sem bambear e com uma estética bonita para expor nas festas de fim de ano”, explica. Para o ano seguinte, o negócio, que atualmente comercializa 50 mil coxinhas por mês (com expectativa de crescimento de até 30% para dezembro), já planeja árvores com salgados mistos e até uma versão doce, com brigadeiros.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: