Corrida da Galinha movimenta São Bento do Una

Maíra Passos/Cortesia

“Tanger” galinhas por um labirinto para que ela, batendo asas, complete um percurso o mais rápido possível. Tudo isso para ganhar dinheiro ou uma panela (que quem ganha é, na verdade, o lanterninha da competição). A Corrida da Galinha já está consolidada como um dos principais eventos do Agreste pernambucano e volta a ser realizada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, em São Bento Una, no dia 7 de agosto de 2016, pela 19ª vez.

A programação do evento conta com show, atividades culturais, exposições, simpósios e, claro, as corridas que dão nome à festa. As competições são realizadas em uma pista fechada, dentro de uma arena com capacidade para 5 mil pessoas. Assim como ocorre em competições automobilísticas, os três primeiros colocados sobem ao pódio. O Galinhódromo tem 85 metros de extensão e sua estrutura conta com o “Pinto stop” (versão galinácea do pit stop do automobilismo). A corrida é narrada por “Galão Bueno”, direto da torre de comando do Galinhódromo.

Cortesia/Maíra Passos

A festa, criada em 1992, se inspira na vocação do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste – atualmente, são produzidos mais de 6 milhões de ovos por dia e mais de 60 mil quilos de frango para abate por semana. Neste ano, o tema “No galinhódromo, somos todos Olim…piadas”, aproveita o clima olímpico no país para promover a festa.

Maíra Passos/Cortesia
Maíra Passos/Cortesia

Além das corridas, ainda há competições de quem come mais rápido, concurso de fantasia e imitações. As inscrições para participar são gratuitas e realizadas no local. A corrida conta, inclusive com o serviço Rent a chicken, que consiste em um local onde galinhas de aluguel estarão à disposição dos turistas e pilotos de última hora. A organização estima que cerca de 200 mil pessoas circulem pelo evento ao longo dos sete dias de festa. A 19ª Corrida das Galinhas é realizada pela Prefeitura de São Bento do Una, em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes do estado.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: