Contratação de moradores para cidade italiana foi um mal-entendido

Wikimedia/Reprodução

O prefeito da cidade de Bormida, em Liguria na Itália, Daniella Galliano chamou atenção ao oferecer dois mil euros (cerca de R$ 7 mil) para quem morasse na pequena cidade italiana, com apenas 394 moradores, mas isso tudo não passou de um mal-entendido. De acordo com Galliano, ele recebeu 17 mil contatos via Facebook, incluindo brasileiros, e teve que ficar acordado até às 3h30 da madrugada para atender todas as demandas e depois fechou o perfil.

Foi noticiado em várias partes do mundo que o dinheiro seria doado para quem estivesse planejando se mudar para Bormida, mas se trata apenas de um subsídio de aluguel, exclusivamente para cidadãos italianos. A cidade está sofrendo com um despovoamento gradual, por isso a prefeitura quis incentivar a vinda de novos moradores.

Em julho de 2017, como já havia acontecido anteriormente, será possível alugar quatro apartamentos pelo valor de 50 euros por mês (R$ 175). “É uma iniciativa que já foi feita em 2014, mas não é aberta a todos: tem que ser cidadão italiano, ter uma renda familiar de 10 mil euros e se inscrever no concurso público que vai ser aberto”, explicou o prefeito, de acordo com o portal de notícias da BBC Brasil.

A outra ideia de Galliano era dar um bônus de incentivo de 2 mil euros para quem quisesse comprar uma casa na cidade, e foi disso que surgiu a confusão. “Foi apenas uma ideia que quis propor aos líderes da região de Liguria. Em vez disso, se espalharam declarações falsas. Recebemos inúmeros pedidos do Brasil, Espanha, Peru, Chile e Grécia. As pessoas pensavam que nós estávamos doando esse dinheiro por mês para viver aqui. Se tivesse esse dinheiro disponível, não teria necessidade de atrair novos moradores”.

A proposta se trata, finalmente, apenas de um bônus para a compra de uma casa e outro para aluguel. Na prefeitura de Bormida, o telefone não parava de tocar com pessoas pedindo emprego, coisa que não é tão fácil de conseguir na cidade. “Respondi ‘sinto muito’ para um monte de pessoas do Brasil que pediram um emprego ou uma casa. Não estava procurando esse tipo de publicidade, não faz parte do estilo da nossa cidade”, declarou o prefeito.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: