Computadores poderão detectar estresse e confortar usuário

CollegeDegrees360/Creative Commons

Computadores podem causar raiva em muitas pessoas, especialmente quando travam, dão erro e se recusam a funcionar. É justamente por isso que pesquisadores estão se empenhando em desenvolver um algoritmo que prepare as máquinas para detectar sinais de estresse e oferecer elogios ou palavras de conforto para os usuários.

Para isso, os cientistas estão estudando quais mensagens de apoio são mais efetivas em diversas situações, como, por exemplo, quando alguém está se recuperando de um machucado ou tendo um dia ruim. O sistema usaria a inteligência artificial para responder automaticamente os usuários através de redes sociais ou fóruns de mensagens.

Os algoritmos deverão detectar os indícios de tensão a partir da interação da pessoa com o seu computador ou smartphone. Essa função também poderá ajudar a identificar e combater sinais de doenças mentais antecipadamente. A professora Judith Masthoff, especialista em e-health (termo utilizado para descrever aplicações digitais relacionadas a serviços de saúde) da Universidade de Aberdeen, acredita que esse sistema poderá oferecer um cuidado informal ao internauta. “Há um aumento nas taxas de problemas de saúde mental. Eu gostaria que as pessoas tivessem seu próprio anjo da guarda que os apoiassem emocionalmente ao longo do dia”, disse ao jornal New Scientist.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: