Com paralisia cerebral, melhores amigas ganham “vozes naturais” doadas

BBC/Reprodução

As melhores amigas Maeve e Delaney nasceram com paralisia cerebral e nunca tiveram a oportunidade de conversar e escutar as verdadeiras vozes uma da outra. Mas uma empresa de tecnologia, Vocalid, está realizando o sonho das garotas. A especialista em fala Rupal Patel criou a empresa em 2014 e realizou uma campanha de “doação” de vozes para serem gravadas. Com base nessas vozes, ela mescla com os sons emitidos por seus clientes, a fim de criar uma identidade vocal exclusiva. “Todo indivíduo é capaz de emitir sons que são únicos para ele. Então, pegamos isso e unimos a de um doador compatível”, explicou.

O negócio deu certo, afinal milhares de pessoas em todo o mundo dependem de computadores para falar, só que a maioria usa a mesma voz computadorizada. “Eu vi uma menina e um homem conversando. Os dois usavam tecnologias de apoio diferentes, mas com exatamente a mesma voz masculina nos seus aparelhos”, pontuou Rupal.

Delaney e sua amiga Maeve ficaram muito felizes com suas atuais vozes. “Minha voz anterior era como um computador. Agora tem sons meus”, se animou Delaney em entrevista concedida à BBC. “Eu gosto da minha nova voz. Ela se parece mais comigo e gosto disso”, acrescentou.

Para que as pessoas e as amigas possam usufruir dessa tecnologia, a criadora Rupal teve que se empenhar na campanha de coleta de vozes. Isso porque os custos, como é de se imaginar, eram muito altos. A partir das “doações”, ela conseguiu criar um grande banco de vozes e – consequentemente – criar identidades únicas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: