Com olfato super senvível, mulher é capaz de identificar até cheiro de câncer

Jo Loves/Reprodução

As marcas de perfumes da empresária britânica Jo Malone já são consolidadas no mercado e arrecadam milhões anualmente, mas o conhecimento da dona vai muito além de apenas criar aromas. Por causa da prática de anos, Jo Malone tem uma capacidade de identificar cheiros que pode ser comparada à de cachorros altamente qualificados e treinados. Ela é capaz, inclusive, de para identificar doenças, como câncer, pelo olfato.

Após fazer testes no centro médico de cachorros de detecção, Jo descobriu que consegue identificar doenças a partir de pequenas diferenças químicas, coisa que vai muito além da capacidade humana.

Durante o teste, a empresária recebeu cinco potes diferentes e teve que identificar qual deles continham uma dose mínima de acetato de amilo, que foi diluído em óleo mineral. Ela conseguiu identificar quando a química estava presente em uma parte de 100 mil e também em uma parte de um milhão. De acordo com o centro, a maioria dos humanos não consegue identificar nenhuma química se ela estiver presente em sequer uma parte de mil.

Jo Loves/Reprodução

No entanto, cachorros treinados pela clínica conseguem identificar química em uma parte de um trilhão, o que equivale a uma colher de chá de açúcar em duas piscinas olímpicas, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

Jo tem uma condição neurológica chamada sinestesia, o que significa que os sentidos dela se sobrepõem e ela interpretada som e cor como cheiro. “Quando eu vejo branco e roxo, por exemplo, eu sinto cheiro de eucalipto e groselha”, ela explicou. “Eu escuto jazz e interpreto a música a partir do cheiro. Eu não sinto o cheiro fisicamente, mas sinto na minha imaginação.”

Jo Malone teve câncer de mama e, durante a quimioterapia, ela acabou perdendo o olfato. Por sorte, ela conseguiu se recuperar e hoje consegue identificar se seu marido está doente apenas pelo cheiro dele. Mesmo assim, Jo declarou que não tinha noção de quão refinadas as habilidades dela eram até ela visitar o centro médico.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: