Cobra píton de 8 metros pode ser a maior já capturada

Malaysia Civil Defence Department/Reprodução

Uma cobra píton capturada em Paya Terubong, Malásia, poderá ser considerada a maior já vista, entrando para o Guiness Book. O animal, que media 8 metros e pesava 250 kg, foi encontrado em um canteiro de obras  no dia 7 de abril de 2016. Serviços de emergência precisaram de 30 minutos para conseguir resgatá-lo. Três dias depois, a serpente morreu e a suspeita é que o motivo tenha sido dificuldades num parto.

O chefe de operações do Departamento de Defesa Civil de Penang, Herme Herisyam, falou ao The Guardian que trabalhadores avistaram a cobra em um local onde estava sendo construído um viaduto. De acordo com o jornal, na segunda-feira, Herisyam informou que o animal havia morrido no domingo após um trabalho de parto. Porém, a causa da morte ainda não foi confirmada.

Muhammad Aizat, outro funcionário da Defesa Civil disse à BBC que a captura da cobra e a maneira como ela foi levada ao Departamento de Vida Selvagem pode ter agravado o estado do animal.

Malaysia Civil Defence Department/Reprodução

Segundo a BBC, a cobra não foi oficialmente medida por detentores de registros. Atualmente, o recorde do Guiness World Records de maior cobra já capturada é da Medusa – também da espécie píton – que media 7,67 metros e pesava 158kg. O animal vive no The Edge of Hell Haunted House, no Kansas, Missouri (EUA) e é mantido para exposição. O registro foi feito em 2011.