Cirurgia faz remoção de duas de quatro pernas de bebê

Chicago Tribune TV/Reprodução

Dominique nasceu na Costa do Marfim e veio ao mundo com quatro pernas e duas colunas vertebrais, parte do que chama-se de “gêmeo parasita”. A metade inferior do corpo de seu gêmeo não-desenvolvido ocupava toda a área de seu pescoço e parte traseira. Em outras palavras, era um “gêmeo” dependente de seu sistema, com o coração e pulmões de Dominique lhe fornecendo nutrição. A garotinha de apenas 10 meses de idade, passou por um procedimento de seis horas envolvendo cinco cirurgiões para retirá-lo no Advocate Children’s Hospital em Park Ridge, Illinois, nos Estados Unidos.

Agora ela está se recuperando com uma família de Chicago, que a acolheu após ouvir falar sobre a situação de Dominique através do Facebook. A família vai cuidar da criança até que esteja bem o suficiente para voltar para casa. “Dominique está indo muito bem. Ela ficou no hospital por cinco dias. Agora está em casa com a ‘madrasta’ e está se recuperando muito, muito bem”, disse o cirurgião pediátrico e reconstrutivo, Frank Vicari, ao jornal norte-americano Chicago Tribune.

Os médicos explicam que havia muitos riscos envolvidos ao lidar com o desprendimento desse gêmeo parasita – os quais incluíam paralisia, desestabilização espinhal e uma chance de afetar funções compartilhadas, como a função urinária. “Antes de entrar na sala de operação, nossa equipe interdisciplinar identificou quais eram os perigos e como minimizá-los. Dessa forma, estávamos preparados para qualquer coisa que pudesse ocorrer. E tenho o prazer de dizer que a cirurgia foi um sucesso e Dominique tem um excelente prognóstico”, explica Vicari.

Nancy Swabb, de Edgebrook, cuidou de Dominique desde que ela chegou aos Estados Unidos para a cirurgia. “Ela tem sido uma alegria. Nós realmente gostamos de tê-la em nossa família. Sempre enviamos fotos e atualizações para a família de Dominique”, diz. Ela também conta que não quer pensar no momento em que terá que se despedir da criança, quando ela for retornar para sua família na Costa do Marfim.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: