Cientistas transformaram folha de espinafre em tecido do coração

Worcester Polytechnic Institute/Reprodução

Em um avanço revolucionário, pesquisadores transformaram uma folha de espinafre em tecido para o coração.  As veias delicadas de uma planta também parecem ser capazes de distribuir sangue através de um sistema vascular. Apesar de plantas e animais transportarem química pelo corpo de uma forma muito diferente, a rede de capilares é muito similar.

No passado, profissionais tentaram criar amostras de tecido humano a partir de folhas de espinafre, mas em uma escala muito menor. Nessa ocasião atual, as folhas de espinafre cresceram para um tamanho grande o suficiente para se tornarem úteis no tratamento de lesões. Os cientistas do Worcester Polytechnic Institute removeram as células de planta das folhas e colocaram, dentro dos vasos, fluidos e microesferas parecidas com as presentes nas células do sangue humano. Depois, eles “semearam” as células humanas utilizadas para alinhar os vasos sanguíneos dentro da amostra.

“Nós ainda temos muito trabalho pela frente, mas parece bastante promissor. Adaptar plantas que fazendeiros tem cultivado abundantemente há anos para usar na engenharia de um tecido pode resolver o hospedeiro do problema que limita nossa área”, declarou a professora de engenharia biomédica do Instituto, Glenn Gaudette, ao jornal britânico Daily Mail.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: