Cientistas descobrem sexto sabor associado a carboidratos

Cientistas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, encontraram evidências de um sexto sabor associado com alimentos ricos em carboidratos e que pode explicar por que os seres humanos consomem em grande quantidade alimentos com amidos. O novo sabor, denominado de Starchy, foi adicionado à lista de sabores, que atualmente inclui salgado, doce, azedo, amargo e umami.

Pesquisas anteriores ajudaram a criar o consenso de que os seres humanos não podiam detectar o gosto de carboidratos, já que essas moléculas “quebram” rapidamente. O pesquisador Juyum Lim e seus colegas da Universidade Estadual de Oregon decidiram reunir 22 indivíduos para provar diversas soluções compostas por diferentes níveis de carboidratos. O resultado do experimento foi considerado revelador.

Em uma das etapas da experiência, os participantes receberam um composto especial que bloqueava receptores na língua, afetando a percepção de sabores doces. Apesar disso, o grupo foi capaz de provar e descrever o sabor rico em amido, levando o pesquisador a concluir que os humanos são capazes de sentir o gosto de carboidratos isoladamente. O mais interessante é que essas impressões foram sentidas na língua antes dos carboidratos se transformarem em moléculas de açúcar.

“A ideia de que não podemos provar o que estamos comendo não faz sentido”, disse Lim ao New Scientist. Esta pode ser a razão pela qual os humanos gostam de comer alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz. O time de pesquisadores agora espera identificar os receptores sobre a língua que são responsáveis por capturar o sexto gosto.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: