Cientistas podem ter descoberto cura do resfriado

Flickr/Reprodução

Um simples spray nasal pode ser a cura para o resfriado. Pesquisadores de Londres, na Inglaterra, testaram o medicamento em ratos, com sucesso. Agora, iniciaram os testes em seres humanos. A cura para o resfriado comum, que pode ser causado por mais de 200 vírus diferentes, tem a sua cura pretendida há décadas. Cura esta que, aparentemente, está próxima de virar realidade.

Apesar da grande quantidade de viroses, as mais comuns são rinovírus, coronavírus e o vírus sincicial respiratório, responsáveis por 80% dos casos. “É muito difícil encontrar uma vacina que funcionaria contra todos eles”, afirmou o professor de medicina experimental da Universidade de Londres Peter Openshaw, ao tabloide britânico Daily Mail.

Ele é o chefe da equipe que testa o novo remédio de pulverização nasal SynGEM, produzido por uma empresa de biotecnologia holandesa. O projeto é realizado com 36 voluntários nos quais o spray foi aplicado e agora aguardam a produção de anticorpos que provarão a eficácia do spray. “Os resfriados podem matar e matam. Todos os anos, há muitas mortes devido ao vírus do resfriado comum, que podem ser fatais para as pessoas mais fracas e em situação de vulnerabilidade”, destacou Openshaw. De acordo com o professor, isso ocorre, principalmente, por resfriados que se tornam pneumonia.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: