Cientistas desenvolvem bateria que se recarrega sozinha

Pixabay/Reprodução

Quem nunca esteve com o celular prestes a descarregar e percebeu que deixou o carregador em casa – ou simplesmente não tem como realizar uma nova carga? Pois essa inconveniência da vida moderna pode estar prestes a ter um fim. Pesquisadores canadenses da Universidade McGill de Montreal e da empresa estatal Hydro-Québec estão desenvolvendo uma bateria que, ao captar energia solar, pode se recarregar sozinha.

Na verdade, o objetivo da equipe é desenvolver um novo tipo de bateria solar híbrida de uso geral. Porém, de acordo com informações dadas ao jornal Mirror por Andrea Paolella, da Hydro-Québec, dependendo da quantidade de energia que o sistema for capaz de gerar quando miniaturizado, ele pode ser aplicado para soluções mais cotidianas – como uma bateria de celular.

Os experimentos da equipe consistiram em revestir o cátodo das baterias (o elétrodo pelo qual uma corrente sai de um aparelho elétrico polarizado) com uma camada de tinta fotossensível, fazendo com que elas se tornassem responsivas à luz. Assim, durante os testes realizados, os cientistas perceberam que as moléculas no interior da tintura foram capazes de capturar a luz e usá-la para gerar uma certa quantidade de energia.

Apesar de as pesquisas ainda estarem no princípio, a equipe já percorreu “metade do caminho”, de de acordo com o professor Demopoulos, da Universidade McGill. E com financiamento para a continuidade das pesquisas já garantido, ele está confiante de que a nova tecnologia muito em breve estará totalmente desenvolvida e disponível ao público.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: