Cientistas descobrem que cães podem entender fala humana

Guardianlv.com/Reprodução

Cães podem entender o que significam algumas palavras de linguagem humana, segundo um experimento de primeiro mundo, no qual acadêmicos na Hungria treinaram, voluntariamente, 13 cães em uma máquina de ressonância magnética para monitorar o que acontecia em seus cérebros quando pesquisadores direcionavam palavras a eles. De acordo com artigo publicado pelo periódico Science, os cães processam a linguagem no cérebro de forma semelhante aos seres humanos, o lado direito do cérebro lida com a emoção e o lado esquerdo com o processamento de significados.

O doutor Attila Andics, da Universidade Loránd Eötvös, em Budapeste, explica que, assim como no cérebro humano, os cães têm uma distribuição bem organizada do trabalho no cérebro, e que esse experimento ainda mostra que os cães têm uma ideia do significado da mensagem a partir do som específico da palavra. Durante os exames cerebrais, os pesquisadores falaram palavras como “bom menino” e “bem feito” com uma entoação de elogio, voz neutra e palavras que não tiveram sentido para eles, como “no entanto”. Os resultados dos exames mostraram que o lado esquerdo do cérebro dos cães foram ativados quando ouviram palavras que foram significativas para eles e o lado direito ativado quando ouviram entonação de elogio. Isso não aconteceu quando ouviram palavras que não entendia.

“Isso mostra que, para cães, um bom elogio pode funcionar como uma recompensa. Os cães não só distinguem o que dizemos e como dizemos, mas também pode combinar os dois, para uma interpretação correta do que essas palavras realmente significam. Isto é muito semelhante ao que os cérebros humanos fazem”, disse o Dr. Andics. Essa afirmação contradiz a ideia de que os cães só compreendem o tom de voz e não têm ideia do real significado das palavras.

Os pesquisadores descreveram seu trabalho como um primeiro passo para entender como os cães interpretam a fala humana. Uma declaração sobre o estudo disse que os pesquisadores acreditavam que seus resultados poderiam “ajudar a tornar a comunicação e a cooperação entre cães e seres humanos ainda mais eficiente”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: