Cientistas criam raio trator e levitam objeto usando “tornados” sonoros

University of Bristol/Divulgação

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, desenvolveram uma espécie de raio trator capaz de fazer pequenos objetos flutuarem usando “mini-tornados” concebidos a partir de ondas sonoras. Foram feitas várias tentativas por parte de diversos pesquisadores em fazer esse tipo de fenômeno, utilizando o poder de rotação de campos sonoros, durante décadas. Geralmente, a rotação desses campos transfere uma parte de seu movimento de giro para os objetos, porém eles ficavam instáveis rapidamente. A criação dos mini-tornados a partir das ondas sonoras parece ter resolvido isso. Raios tratores estão presentes em várias obras de ficção-científica, como Star Wars e Star Trek.

O objeto, que no caso do experimento foi um pedaço de 2 cm de poliestireno, flutua em um núcleo silencioso, por meio da manipulação da direção rotacional dos tornados criados. “No futuro, com um maior poder acústico, será possível segurar até objetos maiores”, explica o doutor Mihai Caleap, envolvido na pesquisa, para o site da Universidade de Bristol. Se acreditava que essa flutuação só seria possível com o uso de frequências baixíssimas, deixando o experimento perigoso para humanos.

O experimento utilizou ondas ultrassônicas, com uma frequência de 40 kHz, próxima a qual apenas os morcegos são capazes de escutar. Esse novo método foi descrito no periódico científico Physical Review Letters. “Raios tratores acústicos possuem um grande potencial em muitas aplicações. Eu estou empolgado com a possibilidade de se fazer uma linha de produção sem contato para objetos delicados serem feitos sem precisar ser tocados”, afirmou Bruce Drinkwater, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da universidade. É a primeira vez que se consegue suspender um objeto maior que o comprimento de onda do som do raio trator acústico.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: