Cientistas criam flor ciborgue para produzir sistema de computadores

Linköping University/Thor Balkhed

Cientistas da Linköping University, na Suécia, conseguiram injetar um fluido eletro-condutor em uma rosa. A ideia é que ela se espalhe pela flor e cresça dentro dela. Assim, será possível criar um jardim inteiro de plantas ciborgue que funcionariam como uma rede biológica gigante de computadores.

De acordo com o site de curiosidades científicas IFLS, as “veias” da rosa foram preenchidas com ETE-S, um condutor que forma fios espontaneamente nas folhas, pétalas e no caule. O processo bioquímico natural da planta serve como catalisador para a proliferação do gel, sem a necessidade de qualquer estímulo externo. As veias da planta servem para fazer circular água com sais minerais dissolvidos da raiz até às folhas. Com esse circuito, é possível fazer com que o gel circule, sem interromper o ciclo biológico normal da planta.

Esse método já havia sido tentado antes, em 2015, mas o fluido utilizado na época, PEDOT, não se espalhava automaticamente e tinha que ser movido de forma manual. Com o gel utilizado na tentativa mais recente, foi notado que ele havia se encorporado completamente na rosa com apenas dois dias.

Ao colocar eletrodos de ouro na rosa, a equipe conseguiu criar um transistor que pode ser usado para recarregar a rosa. “Nós conseguimos carregar a rosa repetidamente, centenas de vezes, sem perder a performance do dispositivo” explicou o autor principal do estudo Eleni Stavrinidou.

Da mesma forma que um capacitador ou transistor convencional forma parte de um sistema eletrônico em um computador, uma planta como essa formaria um componente similar em um sistema híbrido biológico e tecnológico. Novas formas de sensores e circuitos poderiam ser criados a partir desse tipo de vegetação ciborgue. A rosa utilizada estava quase morrendo quando o circuito a encorporou. O próximo passo é tentar injetar o ETE-S em uma rosa viva para testar se ela permanecerá viva após o processo. Se isso der certo, é possível que o futuro traga computadores para o jardim.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: