Cientistas criam embrião híbrido com células de porcos e humanos

Juan Carlos Izpisua Belmonte/Divulgação

Um embrião híbrido de homem e porco foi criado em laboratório. O experimento foi realizado por meio de uma combinação de células-tronco suínas e humanas, com o objetivo de avançar na área de criação de tecidos e órgãos funcionais para transplante. Além disso, esses organismos chamados de “quimeras” podem ser bastante eficientes em testes de medicamentos. As quimeras foram eliminadas antes que o animal pudesse nascer pelos pesquisadores do Laboratório de Expressão Genética do Instituo Salk, nos Estados Unidos.

A pesquisa utilizou cerca 1,5 mil embriões de porcos, onde as células-tronco humanas foram introduzidas neles. Juan Carlos Izpisua Belmonte, líder da pesquisa, explicou que a participação de componentes humanas nos embriões foram mínimas. “Nós cremos que desenvolver células humanas em animais pode ser muito mais proveitoso. Ainda temos muito a aprender sobre o desenvolvimento inicial da células’’, afirmou Belmonte para o jornal britânico The Independent.

Os pesquisadores ainda querem realizar mais trabalhos desse tipo, para aumentar a eficiência e precisão dos resultados dessas hibridizações. A ideia principal é conseguir guiar células humanas a formarem um órgão também humano dentro de um porco. Um experimento semelhante já foi realizado entre ratos e camundongos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: