Cientistas removem vírus HIV de animais vivos pela primeira vez

Pixabay/Reprodução

Cientistas curaram animais de HIV usando edição genética chamada CRISPR. O vírus, normalmente, tem a habilidade de se esconder, mas com essa nova técnica, os cientistas mostraram que eu conseguem remover completamente o HIV do DNA de células humanas implantadas em ratos, prevenindo novas infecções. É a primeira vez que pesquisadores conseguem eliminar o vírus completamente de animais, o que abre caminho para testes em humanos.

O modelo “humanizado” utilizado pelos cientistas na Lewis Katz School of Medicine na Universidade de Temple e na Universidade de Pittsburgh é um grande diferencial – eles usaram células imune humanas infectadas com o vírus nos testes. Um ano depois, eles conseguiram remover o vírus do tecido. “Confirmamos nossos dados de nosso estudo anterior e melhoramos a eficiência da nossa estratégia de edição de gene. Sabemos que ela foi sucedida em dois ratos, uma sendo em célular de rato presentando o HIV crônico e outra em representando infecção humana”, explicou Wenhui Hu, líder do grupo de estudos, ao portal britânico Daily Mail.

O próximo estágio é fazer testes em primatas, pois neles o HIV induz doenças, podendo demonstrar novos efeitos e a capacidade de real remoção do vírus. Eventualmente, o grupo espera realizar testes em humanos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: