Cientistas confirmam que misteriosos sinais de rádio vêm do espaço

Pixabay/Reprodução

Cientistas confirmaram que os misteriosos sinais recebidos ocasionalmente pela Terra são, de fato, emitidos pelo espaço.  Os sinais enviados ao planeta são chamados de Fast Radio Bursts (estouros de rádio rápidos, em tradução livre). Alguns cientistas dizem que são uma tentativa de comunicação de alienígenas e outros defendem que se trata de um erro de medição, ou seja, o sinal está sendo emitido da própria Terra. A segunda possibilidade, porém, foi descartada por cientistas, através das observações feitas com o telescópio Molonglo, situado em Canberra, Austrália, é utilizado para captar os sinais de rádio.

Um novo estudo indica que as ondas de rádios, rastreadas ao longo de dez anos, estão vindo de algum outro lugar no universo. Essas ondas duram por cerca de um segundo e são um bilhão de vezes mais brilhantes que qualquer outra coisa na Via Láctea. Os sinais parecem todos vir do mesmo lugar e tem um arranjo peculiar e isso faz com que cientistas sugiram a possibilidade de ser uma mensagem alienígena.

O pé atrás de parte da comunidade científica se dá por acontecimentos anteriores. Já ocorreu, por exemplo, de ondas de um aparelho de micro-ondas, terem sido lidas como uma “mensagem espacial”. A nova análise, porém, garante que o sinal está vindo de fora de Terra dessa vez. O telescópio usado para ver os estouros de rádio tem um alcance focal muito grande e permite observar partes maiores do céu. Uma análise dos dados capturados por esse telescópio identificou três estouros, todos vindos do espaço.

De acordo com o jornal britânico The Independent, os cientistas agora querem trabalhar em descobrir de onde essas mensagens estão vindo. Uma já teve sua origem identificada, vem de uma galáxia anã distante 3 bilhões de anos-luz da Terra, mas os demais permanecem um mistério.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: