Cientistas afirmam ter encontrado partícula que é matéria e anti-matéria ao mesmo tempo

Pinterest - Reprodução

Físicos acreditam ter descoberto uma partícula que é, ao mesmo tempo, matéria e anti-matéria. No surgimento do universo, com o Big Bang, especialistas acreditam que uma quantidade similar de matéria e anti-matéria foram criadas. Caso as duas partículas se encontrassem, se destruiriam, voltando ao “nada” anterior ao surgimento do universo. As informações são do The Independent e da revista científica Science. Entretanto, um físico teórico italiano, chamado Ettore Majorana, defendia a possibilidade de existir uma espécie de partícula mista, chamada férmion, que seria matéria e anti-matéria ao mesmo tempo. Essa teoria surgiu em 1937 e, agora, 80 anos depois, cientistas afirmam tem encontrado evidência da existência.

Eles deram o nome de “partícula anjo”, inspirados no livro Anjos e Demônios de Dan Brown, mas a partícula é conhecida no meio científico como “Férmion de Majorana”. “Nossa equipe previu exatamente onde encontrar o férmion de Majorana e onde olhar para encontrar a sua ‘assinatura’. Essa descoberta conclui uma das mais intensas pesquisas de física das últimas décadas”, afirmou o professor Shoucheng Zhang, da Universidade de Stanford.

O férmion poderia ser usado como propulsor de uma verdadeira revolução tecnológica. Ele poderia viabilizar, por exemplo, a existência de computadores quânticos, máquinas muito mais poderosas que os computadores atuais. O férmion poderia ser ainda a porta de entrada dos cientistas para a matéria escura, tipo de matéria que tem identificado apenas a sua força gravitacional, mas não há nenhuma informação sobre o que é capaz de fazer. Apesar de destacarem a importância da descoberta, considerada um marco, cientistas apontam que ainda há muito que não se sabe sobre a partícula e o que ela pode, de fato, revolucionar.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: