Cientistas acham evidências de 9° planeta no Sistema Solar

Foto: Caltech/R. Hurt (IPAC)

Cientistas encontraram evidências de que um nono planeta está escondido no nosso Sistema Solar. Eles já vinham desconfiando de uma série de acontecimentos estranhos, como objetos não identificados que estariam se movendo em torno do sistema, e, para eles, a explicação mais eficaz é de que existe um planeta escondido.

Em janeiro de 2016, cientistas argumentaram ter encontrado a área onde existiria um novo planeta, com base em cálculos analisando objetos localizados nas extremidades do Sistema Solar. Eles estavam estudando a órbita de seis objetos no Cinturão de Kulper – que, até então, os cientistas acreditavam ser preenchido por asteroides e outros objetos congelados – quando notaram que os corpos estavam sendo afetados por algo grande e desconhecido.

Segundo o jornal britânico The Independent, Mike Brown, cientista que fez as declarações, está monitorando movimentos “anormais” provocados por um grande objeto no cinturão. “Seu movimento estranho é exatamente o que se esperaria de um novo planeta. Planeta nove é real”, afirmou. No entanto, nenhuma das reivindicações foram publicadas em revistas científicas até o momento. Países como a França e o Canadá estão atualmente fazendo pesquisas sobre a origem do Sistema Solar e sobre os objetos descobertos ao redor dele.