Cientista prevê cura para todo tipo de câncer em 10 anos

Wikimedia Commons/Reprodução

Segundo o professor Karol Sikora, ex-dirigente do programa de câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cura para todos os tipos de cânceres deve ser alcançada potencialmente em cinco ou dez anos. Em uma entrevista ao jornal britânico The Independent, Sikora afirmou que os avanços no campo da genética permitirão o desenvolvimento de drogas específicas para cada tipo da doença.

As taxas de sobrevivência à doença aumentaram cerca de 25% nos últimos 40 anos, porém ainda há formas de câncer que possuem dificuldades altíssimas para serem tratados, como o que afeta os pulmões e pâncreas. De acordo com o professor, “não existirá uma única cura para todos os cânceres, mas sim uma forma muito melhor de conhecer qual medicamento usar em cada paciente”.

Ainda segundo ele, quando ocorrer uma maior compreensão genética sobre o surgimento das células cancerígenas, haverá uma revolução médica no tratamento da patologia. Ela prevê que essa revolução deva ocorrer nos próximos cinco ou dez anos. Há formas da doença que hoje já possuem altas taxas de sobrevivência, como o câncer de testículo, melanoma e câncer de prostáta.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: