Cientistas elaboram papel resistente à água e fogo

Pixabay/Reprodução

Pesquisadores chineses desenvolveram um tipo de papel que pode ser molhado e colocado no fogo, sem causar danos no que está escrito. Segundo o jornal britânico BBC, já existem papéis com essas duas características, mas nunca estão juntos no mesmo papel. O produto foi desenvolvido pelo Instituto de Cerâmica de Xangai, utilizando um elemento chamado hidroxiapatita, encontrado em dentes e ossos de animais. A hidroxiapatita faz com o papel possa repelir alguns componentes naturais.

O desenvolvimento desse tipo de papel possui bastante utilidade em preservar registros e documentos por um longo tempo, sem perecer por causa de fatores como incêndios ou enchentes. Segundo Zhu Yingjie, participante do desenvolvimento do produto, o novo papel poderá ser empregado em diversas formas. “Acreditamos que haverá diversos tipos de usos, desde sua utilização para caligrafia, até a aplicação em outdoors”, explicou Yingjie.

O desenvolvimento do papel começou em 2008 e sua patente está em processo de registro. A expectativa é que chegue em 3 anos ao mercado. O papel também é capaz de repelir outros líquidos, como chá e café. Segundo historiadores, o primeiro papel também foi criado na china.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: