Cerveja é mais eficiente contra dores que o paracetamol, diz estudo

Wikipedia / Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Greenwich, em Londres, acabam de anunciar o que pode ser uma boa notícia para aqueles que curtem uma cerveja: ela é mais eficaz contra dores do que o tradicional paracetamol.

De acordo com o recente estudo publicado no The Journal of Pain, a quantidade de álcool presente em dois copos de cerveja é mais muito mais eficiente contra dores e desconfortos do que os clássicos comprimidos. Os cientistas passaram por um rigorosa análise de mais de 18 outros estudos para finalmente chegar a essa conclusão.

A depender da quantidade de bebida ingerida, a resistência à dor aumenta e ultrapassa o efeito de alívio de remédios como Tylenol e muitos outros com o composto paracetamol em sua fórmula. Isso ocorre ao elevar o nível de álcool no sangue em 0,08% (equivalente aos dois copos). O corpo recebe uma pequena elevação de limite de dor, que faz com que a intensidades da dor sentida seja amenizada.

A recomendação oficial de médicos é continuar utilizando os remédios, já que os resultados de ingestão de álcool a longo prazo são prejudiciais. “Beber demais causará mais problemas a longo prazo. É melhor consultar seu médico antes de sair bebendo para diminuir as dores. As diretrizes do governo recomendam apenas seis copos de cerveja ou vinho, por semana, para homens e mulheres”, explica Rosanna O’Connor, diretora de Álcool e Drogas da Saúde Pública, ao jornal britânico Independent.

“O álcool pode ser comparado a drogas opiáceas como a codeína e o efeito é mais poderoso do que o paracetamol. Se nós podemos fazer uma droga sem os efeitos secundários prejudiciais, então poderíamos ter algo que é potencialmente melhor do que o que está lá fora no momento”, explica o pesquisador que liderou o estudo, Trevor Thompson.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: