Cerrado pode ter maior extinção de plantas da história

Wikipedia / Reprodução

O cerrado brasileiro tem cerca de 4,6 mil espécies de animais e plantas que não encontramos em nenhum outro lugar. Porém, 46% de sua vegetação nativa já foi perdida e só cerca de 20% permanece intocado, segundo pesquisadores. Até 2050, o cerrado pode perder até 34% do que ainda resta. Isso levaria à extinção 1.140 espécies – um número oito vezes maior que o número oficial de plantas extintas em todo o mundo desde o ano de 1500, quando começaram os registros.

A tese é de um artigo de pesquisadores do Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e de outras instituições nacionais e internacionais, divulgado na revista científica Nature. “Essa projeção assustadora que encontramos é uma combinação de dois fatores: o cerrado é um hotspot global de biodiversidade, principalmente por causa das plantas, e ele já perdeu metade da sua área”, disse o coordenador do estudo e secretário-executivo do IIS, Bernardo Strassburg, à BBC.

O desmatamento na região cresceu em níveis alarmantes por conta da combinação do agronegócio, obras de infraestrutura, pouca proteção legal e iniciativas de conservação limitadas. Mesmo assim, Strassburg e sua equipe afirmam que o cenário devastador, projetado para 2050, pode ser evitado. O artigo afirma que, restaurando áreas do cerrado que foram menos degradadas e são importantes para a biodiversidade, seria possível reverter até 83% do quadro de extinções previstas. “Áreas que não foram muito degradadas ou não foram desmatadas há muito tempo conseguem se regenerar, até por causa das raízes profundas e porque têm um banco de sementes. As outras precisam de um esforço maior”, afirma Strassburg.

A equipe do IIS trabalha junto ao Ministério do Meio Ambiente para fazer um mapeamento das áreas que devem ser prioridade em um projeto de recuperação. Mas, para Strassburg, isso também dependerá dos produtores. “O agronegócio brasileiro está numa encruzilhada no que diz respeito ao cerrado: pode se colocar como responsável pela maior crise de extinção de plantas registrada no mundo ou pode ser líder em uma produtividade mais sustentável. Ele vai ser o grande vilão da história e perder acesso aos mercados globais ou dar lição de sustentabilidade e mostrar que é possível crescer contribuindo para a conservação das espécies?”, indaga.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: