Cavalos podem aprender a se comunicar por sinais

Karolina Grabowska/Creative Commons

Um estudo realizado por veterinários da Noruega descobriu que os cavalos têm capacidade de se comunicar com seres humanos a partir de sinais. O treinamento utilizou 23 equinos de diferentes raças e idades, que foram ensinados a associar três símbolos diferentes como forma de pedir que lhe pusessem, removessem ou mantivessem um cobertor. Para isso, os animais saíam do cercado por duas horas para que tivessem uma percepção do clima.

Todos os cavalos que participaram do estudo aprenderam a fazer a associação após treinar entre 10 a 15 minutos por dia durante duas semanas. Eles foram ensinados a apontar com a cabeça para a imagem de uma linha preta horizontal para indicar que sentiam frio e queriam um cobertor, assim como uma vertical para pedir que ele fosse removido. Havia uma placa em branco para o cavalo indicar que não queria mudar nada.

Os cavalos escolhiam o cobertor em dias frios cuja temperatura era cerca de 5°C, e preferiam não usá-los por volta dos 23°C. “Eles usaram seu novo conhecimento para comunicar sua preferência para obter ou manter o conforto térmico, baseado em sua percepção individual do clima”, disse o artigo, publicado no jornal científico Applied Animal Behaviour Science.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: