Caminhada pode indicar traços da personalidade

PublicDomainPictures/Creative Commons

A forma de caminhar pode revelar aspectos da personalidade das pessoas, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Portsmouth. Utilizando-se de tecnologias de capturas de movimento – largamente adotadas em filmes de animação – especialistas analisaram a movimentação de 29 participantes ao fazê-los andar em uma esteira. Os dados foram confrontados com uma avaliação psicológica a partir de testes que mediam níveis de agressão, extroversão, afabilidade, entre outros.

O estudo indicou que a movimentação exagerada de ambas as partes – superior e inferior – do corpo indicavam agressão. Pessoas agradáveis e/ou extrovertidas, por sua vez, tendem a usar mais movimentos pélvicos e oscilação de quadris, enquanto as criativas e/ou conscientes costumam mover-se menos, de forma geral, ao caminhar.

“Ao caminhar, o corpo naturalmente se rotaciona um pouco”, explicou um dos pesquisadores, Liam Satchell, ao Daily Mail. “Quando um indivíduo dá um passo para a frente com o pé esquerdo, o lado esquerdo da pélvis se move adiante junto com a perna, enquanto o ombro esquerdo vai para trás e o direito para a frente para manter o equilíbrio. Uma caminhada agressiva é aquela na qual essa rotação é exagerada”, exemplifica.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: