Cachorros sonham como humanos, diz pesquisa

Pixabay/Reprodução

Quem já viu cachorros sonhando deve ter se perguntado o que está se passando dentro da cabeça deles. Um estudo fez uma análise de vídeos de cachorros dormindo para tentar entender o que gera a inquietação e latidos enquanto eles dormem.

A maioria dos sonhos humanos acontecem durante movimentos rápidos com os olhos (estado REM), que está associado a sonos mais vívidos, músculos fracos, pulso rápido e respiração acelerada. Cachorros dormem mais do que humanos, mas tem padrões de sono parecidos.

Testes realizados com ratos em 2001 mostraram que eles sonham sobre experiências que tiveram durante o dia, similar aos padrões humanos, apesar de seres humanos pensarem de forma muito mais abstrata e criativa. Essa análise fez com que cientistas deduzissem que um cachorro, ser muito mais inteligente do que um rato, também pode ter sonhos como eles.

“Humanos sonham sobre coisas que os interessam durante o dia. Não há nenhum motivo para acreditar que com animais seria diferente. Considerando que cachorros são muito próximos de seus donos, é possível que seu cachorro sonhe com seu rosto, seu cheiro e do quanto eles lhe agradaram ou irritaram”, explicou Deirdre Barrett, da clínica de psicologia evolucionária da Universidade de Harvard, segundo o site científico IFLS.

Mais difícil do que saber se cachorros sonham ou não é entender o porquê eles sonham. Cientistas não sabem nem ao certo porque humanos sonham; um estudo feito em 2000 declarou que dormir é a forma do humano consolidar e processar informações recebidas durante o dia, então é possível que, para cachorros, funcione do mesmo jeito.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: