Brasileiro de 16 anos registra nova fórmula química

3CMPM/Facebook

Um estudante de apenas 16 anos de idade registrou o que pode ser uma fórmula inédita de química que pode ter impacto no meio industrial. Kelvin Márcio Sales Pereira concebeu a fórmula de Kelvin estrutura que serve para achar o Nox – número de oxidação, que um íon ou átomo precisa ganhar ou perder para se estabilizar – de um metal eletrolisado, bem como suas massas eletrolisada e atômica. A equação, registrada em cartório, segue para avaliação do Conselho Internacional de Química.

“A fórmula é de extrema importância na área industrial porque pode ser utilizada na produção de alumínio na etapa da redução eletrolítica da alumina (óxido de alumínio (Al2O3), composto químico usado na produção de alumínio, abrasivos, refratários, isolantes elétricos e como catalisador em cromatografia), mas também para outras funções como folhagem de jóias e revestir materiais para protegê-los da corrosão”, afirmou o estudante do Colégio Militar Waldocke Fricke de Lira, em Manaus, no Amazonas, ao jornal A Crítica.

 

A fórmula-base, que envolve três variações, é Massa eletrolizada (M) multiplicada pelo número de oxidação (Nox), o que seria igual à massa atômica (A) dividida por 10 ( M x Nox = A/10). Segundo o próprio estudante do 2º ano do Ensino Médio, a ideia surgiu ao perceber uma ligação lógica entre as massas eletrolisada e atômica e o Nox do metal eletrolisado, considerando apenas metais e com unidade medida em gramas.

A fórmula foi registrada em nome da mãe de Kelvin, uma vez que ele é menor de 18 anos, e o jovem agora busca meios de ser publicado em livros didáticos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: