Autoridades trocam ratos por dinheiro na Indonésia

H. Zell / Wikimedia Commons

Moradores da cidade de Jacarta, na Indonésia, ganharão 20 mil rúpias (equivalente a R$ 4,80) por cada rato que capturarem na cidade. A iniciativa surgiu em decorrência do número exagerado de roedores na capital do país – e maior município da nação. “Existem muitos ratos na cidade e eles são grandes. Pedimos que não usem armas, pois se errarem o tiro, podem acertar pessoas”, afirmou o vice-governador, Saiful Hidayat, em coletiva de imprensa divulgada pelo jornal britânico The Independent.

Estima-se que a população de ratos na cidade seja de 10 milhões de animais. Os moradores devem entregar os animais às autoridades locais e receberão o dinheiro na hora. Uma iniciativa semelhante já foi realizada no Vietnã, mas falhou.

Pernambuco

Na cidade de Timbaúba, Zona da Mata de Pernambuco, ratos também viraram recompensas no ano de 1994, quando noticiários do país inteiro alertaram sobre catadores de lixo que comiam os animais para sobreviver. O programa Rato no saco, filé no prato durou quatro dias e trocou o peso dos ratos capturados pelos moradores por carne bovina. Ao todo, 366 roedores foram apreendidos e 123 kg trocados por comida.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: