Astronauta quebra recorde de mais tempo no espaço

Peggy Whitson/Twitter

A astronauta Peggy Whitson voltou à Terra após quebrar o recorde da Nasa de mais tempo no espaço, somando um total de 665 dias. Além desse, ela também quebrou o recorde de astronauta mais velha (57 anos) e de mulher mais experiente no espaço, tendo realizado 10 caminhadas espaciais.

Originalmente de Iowa, nos Estados Unidos, a bioquímica também foi a primeira mulher comandante da estação espacial. “Me sinto ótima. Eu amo trabalhar aqui. É um dos trabalhos mais gratificantes que já fiz”, declarou Whitson, de acordo com o portal britânico Independent.

Durante a última expedição, chamada Expedition 52, ela e mais dois astronautas, Jack Fischer e Fyodor Yurchikhin, conduziram centenas de experimentos, incluindo estudos sobre as mudanças físicas nos olhos de um astronauta causadas pelo ambiente de microgravidade e uma nova pesquisa sobre o tecido do pulmão, que fortalece o estudo a respeito das células-tronco no espaço.

A missão durou 288 dias e Whitson viajou mais de 195 milhões de quilômetro, completando 4.623 órbitas à Terra. A próxima expedição, de número 53, vai continuar com o novo comandante da Estação Espacial Internacional Randy Bresnik, que chama Peggy Whitson de “ninja espacial americana”. Além de matar as saudades da família e amigos, ela espera poder passar o conhecimento que adquiriu para as próximas gerações. “Quero passar alguns dos conselhos que eu recebi na minha jornada, na esperança de que um dia esses jovens façam o mesmo, vivendo uma vida na qual eles se aproveitem das oportunidades e quebrem os próprios recordes”, disse.

O cosmonauta russo Gennady Padalka é quem carrega o título mundial de mais tempo no espaço, com um total de 879 dias, em cinco missões. Valeri Polyakov é quem tem o recorde de mais tempo no espaço, sem interrupções, tendo passado 437 dias e 18 horas da bordo da estação espacial de Mir.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: