Asteroide de 5km passa próximo à Terra nesta sexta

Pixabay / Reprodução

Um asteroide com cerca de cinco quilômetros de extensão vai passar próximo à terra no dia 1º de setembro de 2017. Batizado de Florence, o corpo rochoso passará a sete milhões de quilômetros de distância do planeta, 18 vezes o espaço entre a Terra e a lua. “Alguns asteróides já estiveram mais perto Terra, mas nenhum era deste tamanho”, afirmou o coordenador do centro de estudos da Nasa, Paul Chodas, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

A agência espacial norte-americana afirmou que de alguns lugares do mundo será possível observar a passagem com um telescópio. Austrália e Nova Zelândia serão as áreas mais privilegiadas para visualização, mas América do Norte e Estados Unidos também podem observar a passagem. Quem não tiver a sorte de estar próximo ao ponto de observação pode acompanhar a passagem ao vivo pelo projeto Telescópio Virtual. A transmissão começa no dia 31.

Se tudo ocorrer conforme os especialistas da Nasa preveem e não houver nenhum desvio no caminho, ele não deve se chocar contra o planeta. Apesar do tamanho, e do estrago que o choque do asteroide Florence com a terra poderia causar, especialistas do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica afirmam que ele não seria capaz de destruir a humanidade, "apenas" mudar a vida da forma que conhecemos hoje. Para tudo ser destruído, o corpo rochoso precisaria ter o dobro do tamanho, cerca de 10 quilômetros de extensão.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: