Aquecimento global vai gerar mudanças nas estratégias de aviação, diz estudo

Pixabay/Reprodução

O aumento da temperatura mundial vai dificultar as decolagens de aviões nas próximas décadas, diz estudo. Essa declaração ocorreu semanas após aviões terem sido impedidos de decolar por causa de uma onda de calor no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Temperaturas altas fazem com que o ar fique mais “fino”, o que faz com que as asas do avião gerem menos elevação. Por causa disso, aviões encontram mais dificuldades para levantar voo se houver peso dentro deles. Durante as partes mais quentes do dia, de 10% a 30% dos voos precisam reduzir a gasolina, peso de carga ou até remover alguns passageiros.

O estudo global conduzido pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, foca na forma como aquecimento global pode afetar as decolagens. Temperaturas extremas forçaram a American Airlines a manter 43 voos no chão do aeroporto Phoenix Sky Harbor em 20 de junho de 2017, quando temperaturas atingiram 49ºC.

“Nossos resultados sugerem que a restrição de peso pode impor um custo nada trivial para as companhias aéreas e impactar as operações de aviação no mundo todo”, explicou o autor líder do estudo Ethan Coffel, aluno de PhD da Universidade de Columbia, segundo o portal de notícias britânico Daily Mail. “Quanto antes as mudanças climáticas forem incorporadas nos planos a médio e longo prazo, mais efetivas serão as tentativas de adaptação”.

Se a tendência de aquecimento permanecer, a carga dos aviões terá que diminuir até 4% para que eles possam decolar. Isso significa menos 12 ou 13 passageiros por avião, em casos de aeronaves que comportam 160 passageiros. Porém, dependendo de fatores como o tipo do avião e tamanho da pista de decolagem, pode ser que algumas aeronaves simplesmente não possam voar.

Algumas alterações no design dos aviões podem ser feitas, assim como alongar pistas de decolagem, mas essas modificações seriam caras, aeronaves são montadas para serem eficientes e aumentar pistas em cidades lotadas como Nova York não é possível. Outros pesquisadores já afirmaram que o aquecimento global pode causar um aumento perigoso de turbulência e ventos contrários que aumentariam a distância dos voos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: