App mostra ruas do Recife ao seu redor que inspiraram poetas

Gil Vicente/DP

Agora é possível identificar quais ruas do Recife, próximas de onde você está, inspiraram escritores das mais variadas épocas na concepção de suas obras. A lista é infindável e vai muito além das saudosas Ruas da Aurora ou da Saudade. A iniciativa é do projeto Ruas Literárias do Recife, que lançou um aplicativo para dispositivos móveis que, a partir do GPS de seu mobile, identifica e sugere trechos de poemas que citam as vias nas suas proximidades.

A proposta foi produzida pelo cineasta Eric Laurence, o mesmo do filme Uma passagem para Mário, como forma de aproximar população e produção literária. Ao todo, cerca de 150 localidades foram indexadas no aplicativo, cada uma com trechos de poesias, romances, crônicas ou contos de 82 autores desde o século 19.

Divulgação

“O grande objetivo do “Ruas Literárias do Recife” é possibilitar à população apropriar-se de sua memória patrimonial – tanto em sua dimensão material quanto imaterial, fazendo emergir entre as ruas da cidade a sua poesia e prosa. O projeto resgatará a beleza e a importância da literatura pernambucana, assim como contribuirá para valorização do patrimônio arquitetônico e urbanístico da cidade”, afirma o idealizador.

As referências, que vão de João Cabral de Melo Neto a Micheliny Verunschy, foram pesquisados e sintetizados pela escritora Luzilá Gonçalves e pela poetisa Cecília Villanova. A edição é da jornalista Olivia Mindêlo. O aplicativo está disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: