Aplicativo pernambucano faz sucesso com novo modelo de compras em farmácias

MyPharma / Divulgação

Os menores preços de remédios em farmácias perto de você, por meio do celular. Essa é a promessa do aplicativo MyPharma, idealizado por pernambucanos e que está disponível para toda a Região Metropolitana do Recife.

O app foi criado por Alfredo Bittar e Manoel Sousa, ambos trabalhavam no setor farmacêutico quando perceberam que existia um aplicativo de compras para todas as coisas, menos para remédios. Resolveram, então, investir nesse segmento. Baseados nos longos processos para obter orçamentos de diversas farmácias por telefone, ou até mesmo presencialmente, os dois decidiram abrir portas para o mercado das farmácias e procuraram investimento para lançar o MyPharma.

Lançado em 30 de maio de 2017, o app já bateu meta estabelecida pelos criadores pouco depois de lançamento. O intuito de atingir 3 mil downloads no primeiro mês foi superado e o aplicativo já atingiu a marca dos 9 mil.

MyPharma / Divulgação

Na primeira semana após o lançamento, o aplicativo já alcançou o 1° lugar em números de downloads na categoria de novos aplicativos de compras, atuando apenas na RMR. Além disso, ficou entre os 37 aplicativos gerais de compras mais baixados na Play Store (Android). “Muitas pessoas utilizam o aplicativo apenas para consulta e obtenção de orçamentos. Como já esperávamos isso, colocamos a meta de 10% de finalização de compras. Porém, para nossa surpresa, chegamos a atingir o dobro da meta fixada, o que é um resultado excelente”, explica Alfredo Bittar.

MyPharma / Divulgação

Apesar da grande procura e do número de pessoas baixando, o servidor respondeu bem às demandas. “O que avaliamos e já providenciamos melhoras, foi a questão da logística dos pedidos, tanto de orçamentos como de compras às farmácias. Imagine uma farmácia receber vários pedidos seguidos? Mas, já reestruturamos essa questão”, explica Alfredo.

Cícero Francisco da Silva é proprietário de duas farmácias, nos bairros de Jardim São Paulo e Tejipió. Segundo ele, o aplicativo tem sido promissor, aumentando as vendas das farmácia em 8%, resultando em até 12 entregas a mais por dia. “Faz as farmácias alcançarem outras localidades que não seriam viáveis somente através de propaganda. Nos expandimos num raio de 15km”, explica Cícero. Ele ainda conta que os remédios mais procurados são os para hipertensão, diabetes e  também anti-inflamatórios.

Localidades com maior porcentagem de downloads

%

Boa Viagem

%

Olinda

Expansão

O aplicativo, que funciona apenas no sistema operacional Android, pretende chegar aos usuários do IOS até o dia 15 de julho de 2017. Além de expandir para outros sistemas, o app pretende alcançar outros estados. Segundo Alfredo Bittar, ainda é julho a intenção é passar a atender a Paraíba e o Espírito santo, além de chegar ao estado de São Paulo, em agosto.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: