Anunciado primeiro drone capaz de levar passageiros

eHang/Divulgação

A Agência de Estradas e Transportes de Dubai anunciou o lançamento de um drone que levará passageiros. Trata-se do modelo chinês eHang 184, que já foi submetido a testes de voo. Segundo o chefe da agência, Matt al-Tayer, as “operações regulares” com o transporte devem começar em julho de 2017. Segundo o jornal britânico BBC, ele já foi testado em Dubai e no estado norte-americano de Nevada.

O drone, apresentado pela primeira vez na feira de tecnologia CES em 2016, tem capacidade de carregar um passageiro com no máximo 100 kg. Seu tempo de voo chega a 30 minutos. Não haverá controles na aeronave, apenas uma tela touch screen em que o usuário escolherá seu destino. Com isso, ele poderá percorrer cerca de 50 km com uma carga de bateria, voando a uma velocidade de 160 km/h.

O doutor Steve Wright, especialista em aviação e aeronaves University of the West of England, aponta que a segurança precisa ser o elemento primordial dessa forma de transporte. “A maneira em que esses sistemas trabalham, fazendo eles funcionarem é fácil. O problema é fazer sistemas que são resistentes a falhas”, declarou Wright. Ele ainda declarou que prefere ver um drone voar por pelo menos mil horas antes de ver um humano embarcando.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: