Antibióticos durante gravidez enfraquece sistema imunológico dos bebês, diz estudo

Pixabay/Reprodução

A exposição a antibióticos no útero pode enfraquecer o sistema imunológico dos bebês potencialmente, além de aumentar o risco de contração a doenças pulmonares, como pneumonia, segundo uma nova pesquisa. A conclusão veio de um teste em ratas grávidas em que foi apresentado uma interrupção no crescimento de células imunes nos bebês ao receberem antibióticos comuns antes mesmo do nascimento.

Pesquisas anteriores haviam indicado que, em relação a seres humanos, os antibióticos podem afetar o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê acabando com as bactérias benignas e malignas no intestino. “Queríamos estabelecer a forma como isso acontece e descobrir se há um mecanismo para conseguirmos impedir que isso aconteça”, explica o pesquisador chumbo Hitesh Deshmukh, do Hospital Centro Médico Infantil de Cincinnati, ao The Independent.

Antibióticos são rotineiramente indicados à mulheres que dão a luz através de parto cesariano. Eles servem para prevenir a infecção e proteger o organismo de uma bactéria potencialmente mortal, a Grupo B Streptoccoccus. Os cientistas por trás da pesquisa, publicada na revista Science Translational Medicine, agora planejam realizar um estudo clínico para avaliar as vantagens de limitar o uso de antibióticos entre as mulheres grávidas e recém-nascidos.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: